Antes de obter seu status como uma raça de cão distinta, a maioria das pessoas considerava esse cão exótico como o American Bully. Mas, com o passar dos anos, os Bullies Exóticos conseguiram seu padrão de raça, o que gerou muita polêmica entre criadores e amantes de cães.
É bastante comum saber tudo sobre uma raça relativamente nova por causa dos registros mantidos e do acompanhamento de seu desenvolvimento. No entanto, este não é o caso dos Exotic Bullies, pois esta raça ainda está em fase de desenvolvimento.
No entanto, uma coisa que podemos ter certeza é que esses cães exóticos são um cruzamento de um Bulldog Inglês e Francês , Olde English Bulldog, Shorty Bully e American Bully.
Esta raça foi apelidada de “Exotics ” depois que apareceu pela primeira vez, e criadores e amantes de cães se apaixonaram por ela à primeira vista. Em um tempo relativamente curto de estar em cena, milhões de pessoas ao redor do mundo já gostaram bastante dessa nova raça.
Devido a essa crescente popularidade, criadores e organizações responsáveis se encarregaram de criar esses cães da maneira certa e promovê-los. O raciocínio por trás disso é que, quando um cão é bem criado, é fácil para a pessoa comum obter as informações corretas.